sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BULLYING

Depois de ter lido este post e este também, e depois de ouvir tanta coisa, ler tanta coisa, não posso deixar passar em branco.
O bullying não é só bater, roubar, partir ossinhos, é também a pressão psicológica, chamar nomes, desprezar, os risinhos, as conversinhas, os olhares. Não acontece só nas escolas dos meninos pobres dos bairros problemáticos, daqueles que não devem ter pai nem mãe em casa. Acontece em qualquer escola, com qualquer menino/menina (infelizmente), em qualquer bairro, e pasmem-se acontece até com adultos, é um problema transversal.
O porquê não sei. A culpa não é de ninguém e é da sociedade em geral. Sei é que não deveria acontecer, nunca.
Por isso, e com o total aval da autora do blog copiei este texto para aqui, mas vale não só para o bullying como para muitos aspectos da nossa vida. Por isso é para ler, pensar e guardar na memória.

BULLYING
Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto
quanto possível.
...
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las. “É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora.
Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
Se és CONTRA bullying copia esta mensagem e manda para todos os teus amigos e todas as crianças.
O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!
Evitem, ajudem e denunciem...

Copiado daqui

3 comentários:

Adoro-te Mamy... disse...

Belissimo post Nany, uma dura realidade que me arrepia só de pensar!
Beijinho grande

Mamã Petra disse...

Adorei o teu post e gostei especialmente de explicares a parte de que não se passa só com os pobres e carenciados, existe muito mais nas escolas caras, e nas classes mais altas, e é muito mais cruel.

Beijinhos e parabéns pelo post

soumaiseu.blogs.sapo.pt disse...

O Bullying não é um fenómeno novo, sempre existiu, e sempre existirá, não só nas escolas, nos bairros, nas ruas, onde há gente e sociedade há Bullying... Ficam os "vincos" e nunca mais esquecemos. São pequenos gestos, às vezes basta um esgar no momento errado... Uma triste realidade... Como nos protegemos e como protegemos os nossos? Ganhando carapaças....

 

Template by Suck my Lolly