quinta-feira, 3 de maio de 2012

Afinal não somos um país de burros, idiotas e preguiçosos

Se há coisas que me irritam uma delas é ouvir portugueses a falar de si mesmo como uma cambada de idiotas preguiçosos, burros que nem uma porta. Mas quem é que passa um atestado de incompetência a si mesmo?
Quando vi a reportagem sobre o Coloradd pensei logo nisso.
É evidente que eu nunca teria a capacidade para inventar tal coisa, nem essa é a minha área. Mas é bom saber que alguém, português, pensou neste tema ao desenvolver a sua tese, por causa de um colega de escola. Se tinha em mente que a tese ia dar em algo assim? Não sei, não conheço o criador deste sistema de parte nenhuma. Aliás se não fosse a reportagem nem sabia que ele existia.
Não sou daltónica. Nunca me apercebi da dificuldade básica que têm, até ao dia que tive um chefe daltónico que me perguntou de que cor era a camisa e a gravata, porque a mulher saiu de casa primeiro e ele não tinha bem a certeza do que tinha vestido.
Todos sabemos da dificuldade dos invisuais. Daqueles que têm um grau elevado de miopia. Daqueles que têm cataratas ou outras doenças do foro oftalmológico, mas esta não se vê, por assim dizer.
E fiquei orgulhosa. De mim, que nada fiz, mas por ter um compatriota que inventou um sistema que ajuda milhões de pessoas. As repercussões simples e tão boas na vida de tantos é motivo de orgulho e de parabéns. Parabéns a ele.
E nós, portuguesinhos, que somos bons e maus, feios e bonitos, porcos e limpinhos, organizados e desorganizados, altos e baixos, gordos e magros, como qualquer pessoa no mundo, que tal deixarmos de nos auto-rotular como burros, idiotas e preguiçosos e começarmos a olhar para nós como pessoas inteligentes e trabalhadoras. Já não era sem tempo não?

1 comentários:

Sentada na ponta da lua disse...

As pessoas tendem a generalizar. Mas em todos os países há coisas boas e más. O mesmo acontece por cá. Há que saber dar valor a isso e também às nossas capacidades individuais. Às vezes o mais simples para justificar a nossa falta de sucesso é mesmo rotularmo-nos com esses adjectivos.

 

Template by Suck my Lolly