quinta-feira, 30 de junho de 2011

Só ao Bispo me Confesso - Margarida Pedrosa

Acabei de ler este. Confesso que o título não me disse nada por aí além, mas gostei do pequeno excerto que li na contra capa "...para quem ama, vale a pena esperar. Nem que por escassos momentos eu o pudesse voltar a ver teria valido a pena... Por isso, nunca desisti e em muitos olhares procurei o Miguel. Ele um dia haveria de aparecer...."
Como romântica que sou fiquei logo com a pulga atrás da orelha e peguei nele, gostei da leitura, da forma como a nossa História é descrita aos olhos daqueles (daquela) que com o Rei conviveu. Uma história de amor, contada e sentida por uma mulher que tem de ser homem para viver num mundo não tão distante do nosso. Uma história de amor que se envolve com a história de Portugal.
Fiquei também derretida com a carta de Miguel de Olivença, e perdoem-me se querem ler o livro, mas a carta em nada altera a história do mesmo:
"Para todos os que me possam encontrar e em especial para Inês de Toledo, que amei, deixo esta mensagem e esta oração.
A mensagem é que todos os caminhos da vida me ensinaram uma grande verdade: encontrei o que todos procuram e o que poucos encontram. Encontrei aquela pessoa para quem nasci, a pessoa que amei e quero amar para sempre. Uma pessoa como eu, dos verdes campos daquela península envolta pelo misterioso Atlântico azul. Uma pessoa que reúne os tesouros mais simples da terra, uma pessoa que cresceu sozinha e que lutou para ser quem é. Finalmente, nos longos caminhos da terra e da vida, consegui encontrá-la. Para mim, tornou-se no porto seguro onde eu me sentiria para sempre em casa. Nem ventos nem tempestades poderão destruir a paz que existe entre nós. Mesmo ausente estaremos felizes, eu estarei em cada um dos seus gestos, eu estarei em cada um dos seus sorrisos.
A oração é para que todos encontrem este amor. Com ele serão curados de todo o ódio, e assim o mundo viverá em paz."
A Romântica que habita em mim fartou-se de suspirar. Ai, ai....
Podem saber mais sobre o livro aqui

1 comentários:

Tia São disse...

Eu quero ler.... eu quero ler! Empresta a mim, pleeeeeeease! :)

 

Template by Suck my Lolly