quarta-feira, 23 de março de 2016

Sobre Pais

O meu Pai é ausente. Ausente por força da separação dos meus pais, ausente por existir um oceano entre nós, ausente porque sim.
Existem pais ausentes por várias razões: porque se separam das mães, porque vão trabalhar para longe, porque as mães os afastam dos filhos.
Não querendo julgar ninguém, o que eu não entendo são os pais que voluntariamente se afastam dos filhos. Porque em pequenos dão trabalho, porque em crescidos dão trabalho, porque vê-los fim de semana sim, fim de semana não acham que chega. Porque, e falando numa situação ideal em que do outro lado existe abertura para tal, acham que esses dias, pequenas horas chegam na formação do carácter daquele filho.
Não entendo os pais que não lhes dá jeito, que agora não lhes apetece, que estão cansados, que não têm vontade ou disponibilidade para os filhos. Convenhamos que a vida do dia a dia cansa, que ninguém é de ferro, mas sempre, todos os dias em todas as horas nunca existe tempo para os filhos?
Que pensam estes pais do dia de amanhã? Que terão filhos que os irão acolher em casa, que os irão visitar num lar? Que se preocuparão sequer com o seu bem estar na velhice?
Sim, eu sei que existem pais (e mães) que cansam, que sugam os filhos até ao tutano e não os deixam ter vida própria. Estou a falar das situações "normais". De pessoas comuns, que só porque se separaram do conjugue se separaram dos filhos.
Eu sou um desses "filhos", que por força da sepração dos pais ficou separada de pai. Não porque a mãe me afastou, mas porque o pai não procurou a aproximação. Que tipo de amor, de carinho, de compreensão é que pretendem de mim perante este pai? Para mim, nada mais que um parente afastado?

2 comentários:

Jardim de Chuva Prateada disse...

Eu sei do que falas e digo muitas vezes - Tu colhes o que semeias!
Um abraço bom.

soumaiseu.blogs.sapo.pt disse...

Um progenitor, nunca um pai, porque pai certamente foi outra pessoa qualquer, mas o teu nunca chegou a tanto... Deixa! Há quem tenha o pai por perto e ainda assim ele seja naturalmente distante: eu! E vivo bem com isso! Tem de ser! Beijinhos Noquinhas!

 

Template by Suck my Lolly