terça-feira, 21 de abril de 2015

Não me venham com nhã-nhã-nhã que hoje estou do avesso!

Tal como não gosto de decotes pronunciados, nem de saias demasiado curtas, e embirro com calças de cintura descaída em mim, também não me incomoda minimamente quem usa e gosta.
A propósito da notícia daquela mãe em uma das opções que tinha para comprovar a amamentação era espremer as mamas, e devido ao meu mau feitio, hoje estou virada do avesso.
Sinceramente, acham normal que se peça esse tipo de "prova"? Acham normal que se tenha de comprovar amamentação? E as mesmas pessoas que acham isso corriqueiro são as mesmas que também defendem o quê: Apoios à natalidade? Apoios à família? Mais creches? Creches com valores mais acessíveis?
Sim, existem aquelas que dão biberão ao filho e que gozam de horas de amamentação - as aproveitadoras!!!! É que a criança amamentada come a certas e determinadas horas, e a mãe tem de lá estar para lho dar, e a biberonada não precisa já que outra pessoa a pode alimentar, e a mãe não é chamada para o assunto: que vá trabalhar a aproveitadora! Pois que a amamentação ajuda ao vínculo entre mãe e filho, e aquelas que não o fazem (por razões delas) não têm esse direito, qual vínculo a dar biberão qual quê.

Mas no meu tempo não existiam essas modernices, nem creches como há agora.
E depois? A minha mãe criou-me sozinha, sem ajudas e sem apoios, por isso não me venham com cantigas sim?
Acham que nessa altura, no vosso tempo era bom? Voltem para lá, já agora voltem para a idade média ok e fiquem por la.
Sou defensora das creches, mas não sou contra quem é mãe a tempo inteiro. Ambas são mães.
Não concordo com as horas que as crianças têm de permanecer na creche, mas ainda bem que existem creches com horários alargados.
Sim, existem aproveitadores destes horários, cujos filhos frequentam as creches desde que abrem até que fecham. Mas convenhamos: aproveitadores existem em todo o lado, e todos nós o somos, por muito que o admitamos ou não.
O justo sempre pagou pelo pecador, é certo, mas está na hora de atribuír o castigo a quem o merece e não generalizar.
As famílias, ou melhor, o conceito de família têm-se vindo a perder, e situações em que se entra no foro pessoal, em que se separam as mães que amamentam das que não, em que se separam as mães das que (ainda) não são, os trabalhadores do sexo masculino do feminino é retroceder. É um atentado à família. À pessoa que cada um de nós é.
Esta é a minha opinião, e não, não concordo com a menor produtividade, ou desconhecem realidades do norte europeu onde se trabalham menos horas e se produz mais? Onde se incentiva os pais a estarem com os filhos?
Nenhuma sociedade é perfeita. Nenhum sistema é perfeito. Mas podemos aprender com os erros, podemos também - ou melhor devemos - melhorar e procurar o que é bom para nós, não só no trabalho, tendo brio no que fazemos e dando o nosso melhor mesmo que não seja aquilo com que sonhámos. Na vida pessoal também, por isso apoio às famílias precisam-se e sim, sou defensora deles. Dá é  muito trabalho, muita coisa precisa de ser feita e é sempre mais fácil apontar o dedo aos aproveitadores.
Podem chamar-me tacanha, que não tenho noção da realidade, que não sei as coisas. Sei amigos, sei bem, leram aquela frase em que disse que a minha mãe me criou sozinha? Pois, talvez por ver os sacrifícios dela e de os sentir não os deseje a ninguém e queira melhor para todos.

1 comentários:

sandra disse...

Assino por baixo, pelo pecador paga o justo e será sempre assim como quando voltei ao trabalho já não amamentava não usufrui do horário para as mães que amamentam não seria justo nem me sentiria bem mas isso é porque se calhar não sei aproveitar nada e como faço o que é justo levo sempre por tabela ,o meu filho tem de ficar na escola até tarde na chamada caf e mesmo ele podendo estar lá até as 19h30 nunca está pois saio do trabalho e vou a correr busca-lo mas sei de mães que vão para o café até essa hora ,será sempre assim depois pronto vai pagar o justo pelo pecador tal como dizes, acredito que deve ter sido muito difícil para a tua mãe te criar sozinha mas ao veres o sacrifício dela e saberes valorizar fez de ti um ser humano melhor :)

 

Template by Suck my Lolly