terça-feira, 23 de abril de 2013

Quando é que esta gente* aprende que a educação e a escola são assuntos sérios?

Tiram-me do sério notícias como esta. Tantos pais que não têm como pagar a escola e agora ainda vão pagar mais?
Sou daquele grupo de pais que não pode ir buscar os filhos nem às 15h nem às 17H30, mas começar a pagar antes, significa um aumento na mensalidade, um peso adicional às famílias.
A mim dá-me a sensação que o que se pretende é uma sociedade burra, com poucos conhecimentos, cuja única actividade seja trabalhar (quando há trabalho) e agradecer por ser escravo. Não se investe na educação, no conhecimento, no progresso. Não se premeiam os bons alunos, os bons professores, apenas se criam cada vez mais instabilidades no setor.
Não sou professora de profissão, mas tenho duas crianças que vão frequentar a escola. E não me venham com a história que o ensino sendo tendencialmente gratuito, também temos de pagar para ter excelência e que todos têm de ajudar. Sou bem capaz de vos enumerar uns paises onde a escola é gratuita até ao 12º ano, e quando digo gratuita refiro-me a nem sequer pagarem material escolar.
Talvez esteja a ser dado o primeiro passo para cidadãos de 1ª e 2ª categoria: os de 1ª aqueles cujos pais podem pagar o ensino, e os de 2ª aqueles cujos pais não podem.
Isto deixa-me muito triste, e profundamente desiludida.
Já outras notícias como esta e esta deixa-me cada vez mais convicta que os professores nunca são chamados para dizer de sua justiça e explicar como funcionam efectivamente as coisas na prática. Sinceramente, começo a considerar que quem opta pelo ensino em casa está cada vez mais certo.

gente* - pessoas que ao nível da decisão a quem quando se acende a lâmpada dos pensamentos luminosos, pensam ter descoberto a pólvora e não partilham a sua opinião com outros, nem ouvem ninguém.

2 comentários:

Sentada na ponta da lua disse...

É triste a nossa realidade. Ainda não li sobre o assunto, mas mesmo assim já acho rídiculo! Como tu não podes ir buscar os teus filhotes às 15.30 existem milhares (eu incluída)... e teremos que nos sujeitas... porque infelizmente a nossa "voz" para nada conta!

Bonitinha disse...

É Nany... a crise que a europa enfrenta veio para mexer com tudo. É por isto que o marido me perguntou se eu aceitava voltar para Portugal, com salário bem menor e cheio de cortes não me parece boa ideia depois de termos passado por tudo isto.
beijinhos

 

Template by Suck my Lolly