segunda-feira, 25 de março de 2013

Estou cansada

Cansada que me digam que tenho má vontade.
Cansada que me digam que está mal feito.
Cansada que me digam que não tenho franquia nem frontalidade, ou frontalidade  a mais com as pessoas.
Cansada que me digam que tenho de ter cuidadinho quando os meus filhos ficam doentes e tenho de ficar com eles em casa, porque não tenho com quem os deixar, por causa daquilo que se ouve nas notícias.
Cansada que me digam que quando eles se portam mal são meus e fruto dos meus erros educacionais porque não os educo, não os castigo, não lhes dou palmadas, que só castigo não servem, que não os obrigo a dar beijos, a levantarem-se, a sentarem-se, a sei lá o quê mais. Mas que quando se portam bem, já não são fruto da minha educação, mas da educação deles das tais pessoas que apontam os erros como meus e as virtudes dos meus filhos como suas.
Agora chega a Páscoa.
Como sempre lá em casa, mas este ano com a ideia peregrina de ser em casa da minha mãe. E o porquê da estranheza? Porque sou eu quem vai ao supermercado, sou eu quem tenta saber com antecedência quem vai ou deixa de ir, mas todos acham que isso não é importante, que as coisas se resolvem por magia, que tudo fica pronto num vapt-vupt já que é sempre e só chegar, desdizer, desdenhar, comer e adeuzinho que por aqui me sirvo. Tinha algum cabimento pegar nas coisas ir para lá cozinhar só porque sim? Não é melhor fazer como nos anos anteriores em que ela pega só nela própria e aparece perto da hora de almoço?
É que prefiro assim, tenho menos trabalho, não me acusam de chegar tarde, de deixar tudo nos ombros da mãe velha e cansada que não interessa para nada.
Já sei que a carne vai estar muito seca, demasiado assada, fria, quente, com pouco sal, demasiado temperada. O arroz demasiado espapassado. As batatas não são assim que se assam no forno. A salada deve ter alguma coisa, ou falta dela. As sobremesas vão ser de compra, e é óbvio que sim, vão ter defeitos, não elas (sobremesas - que o pasteleiro fez bem e estão uma delicia), mas eu que nem sei fazer uma sobremesazita, que podia ter feito isto ou aquilo, assim ou assado.
A casa não vai estar bem limpa, nem que eu tivesse mandado lá todas as equipas de limpeza do mundo, juntamente com as de desinfestação. Os meninos podiam ter vestido outra coisinha melhor, têm tanta roupinha bonita... Eu própria até que podia apresentar-me melhorzinho.......nem tenho brio em mim (as vezes que já ouvi isto).
Ai a casa, a sala que tem brinquedos, os miudos que levam para lá os ditos e depois não levam de volta (culpa minha, ou já se esqueceram dos erros educacionais?). O quarto dos meninos que podia estar mais bonito, o quarto dos filhos dos outros está, mas quando aproveitamos mobílias que apesar de serem da mesma cor não são do mesmo conjunto às vezes não temos quartos capas de revista. Mas sou eu, a que não sabe decorar e depois as coitadas das crianças têm quartos assim....
Sabem qual é melhor parte da Páscoa? Não são os ovos, nem as amêndoas, nem o não quero prendas mas estou à espera e contabilizo aquilo que dás aos outros e a mim, mas o facto de ter um feriado associado a um fim-de-semana e poder estar mais tempo com os meus meninos.
Tenho mau feitio, eu sei......mas é do cansaço

5 comentários:

soumaiseu.blogs.sapo.pt disse...

Já vi que andamos as duas na mesma onda... Sabes o que eu quero nesta Páscoa? Um ovo não de chocolate mas de paciência da melhor qualidade possível... preciso tanto! Deixa-me adivinhar, também queres um!? São dois para estas duas meninas, por favor!

Beijinhos de paciência (enquanto não chegam os ovos especiais de corrida só para nós)

Fashionista disse...

é normal andarmos cansadas, tantas coisas: trabalho, casa filhos!

Mamã Petra disse...

Bem fiz eu á uns anos atrás em que escolhi a familia que queria comigo, e os amigos também. Apesar que como sou bruta e um bocado directa demais, digo o que penso e sim era um defeito, mas eu agora acho uma qualidade e então nem se atrevem a criticar, mas mesmo assim fiz a selecção natural. Por isso só me canso com quem merece e este ano vai ser tudo soft que eu ando muito cansada da gravidez e todas as doenças que me têm visitado. Boa sorte querida, tu és mesmo uma santa.

Beijinhos

Pobre(o)Tanas disse...

Tem calma, Nany! Não é nada fácil com tanto que tens de fazer mas olha pensa que o amanhã pode ser que seja mais "leve" de carregar às costas! Beijo grande!

Bonitinha disse...

E que tal fazerem eles alguma coisa? Nem sei como aguentas!
Beijinhos

 

Template by Suck my Lolly