segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Leituras 2013 #1

O Diário da Minha Melhor Amiga de Jill Abramson
Jill Abramson, diretora editorial do jornal The New York Times, viu a sua vida mudar drasticamente com a morte do seu cão, Buddy, seguida de um dramático acidente e uma depressão. Mas o marido, os filhos e os amigos sabiam algo que ela teimava em negar: o seu amor pelos animais seria a forma mais rápida e feliz de ultrapassar aquela fase negra da sua vida. E não podiam estar mais certos. Neste terno e comovente relato, Jill partilha os momentos mais intensos e reveladores dessa relação que lhe permitiu voltar a ter fé no futuro e alegria de viver.

Não é um livro sentimentalista, ao contrário daquilo que se possa pensar quando se lê o título. É escrito por uma jornalista do Times, por alguém, que mesmo sentindo as coisas, está habituada aos factos, a transmitir a verdade nua e crua das coisas, a cingir-se ao essencial sem floreados, a ser sucinta, directa e a fornecer o máximo de informação no mínimo de palavras e espaço.
Alguns jornalistas são o oposto, a mim parece-me que a autora tem dificuldade de por em palavras o amor que sempre pela sua cadela e por isso de mune de todas as novidades, investiga o que há para investigar a nível de comportamento, alimentação, saúde, educação, diversão e tipos de trelas adequadas à raça, porque para ela, se der aquilo que se comprova ser o melhor, é isso que irá fazer a sua nova amiga feliz.
Sou um pouco assim, quando não sei algo, procuro, investigo, inquiro, pergunto, sou chata até ao fim. Aí consegui rever-me nela, mas consegui descobrir tambem o seu amor pelos cães que teve nas suas recordações e naquilo que contou deles, tanto o bom como o mal, sem idealizar nem mistificar.
Agora, não é um livro tipo Marley e Eu, mas para quem quiser ter um sem número de informações acerca de estudos e dados sobre Goldens é um belo livro.

1 comentários:

soumaiseu.blogs.sapo.pt disse...

Eu não achei nada de especial. Gosto de escrita com sentimento, os floreados não me incomodam, as lamechiches sim! Este livro não tem nem uma coisa nem outra... não me seduziu! Acho que a "Melhor Amiga" da autora merecia mais!

 

Template by Suck my Lolly