quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sobre blogs e seguidores

Já que falam nisso, decidi dar a minha opinião.
Gosto de blogs, gosto de ter seguidores, gosto de ter comentários, gosto de comentar.
Tenho dois blogs, é verdade, mas não me divido em duas apenas. Um fala dos meus amores, daqueles dois pequenos seres que me enchem e preenchem a vida e o coração. Das minhas angústias maternais, os meus receios, os meus erros, as coisas deles, o registo dos momentos deles. O outro, este, é mais sobre a mulher e menos sobre a mãe.
Mesmo assim, as duas sou eu e eu sou várias. Aqui falo de várias coisas, de roupa que gosto e não gosto. De sapatos que adoro e muitos nunca mais irei ver a foto. Não é como alguém me disse que me queixo mas depois tenho imensas roupas novas e sapatos e malas que mostro no blog........
Falo de mim, de coisas que me apoquentam, que me fazem cabelos brancos, dos gostos e do que não gosto. De um tudo e de um nada, sem pretensões a ter um blog informativo, digno de um livro, fashion ou coisas que o valha.
Ás vezes torno-me seguidora por causa de um passatempo se o prémio me for especialmente apelativo, porque assim ditam as regras. Depois sou capaz de deixar de o ser porque o que leio não me diz nada. É como ser muito simpática com o senhor do café enquando ele me serve a bica, e depois de sair do estabelecimento nunca mais lá volto. Outros há, que por outras razões fazem de mim cliente assidua. Foi dessa forma que conheci muitos blogs que por ai andam.
Tenho alguns nas listas que não sigo, apenas vou lá pontualmente, outros vou lá várias vezes e nem semrpe comento, mas há ali "qualquer coisa" que me faz voltar. Uma empatia por alguém que não conhecemos de lado nenhum.
Alguns fazem-me rir. Outros têm uma visão tão doce da vida que leio para tirar de mim esta veia pessimista que faz parte do meu ADN.
Mas até me tornar seguidora de algum blog, mesmo que o dono já seja seguidor do meu vai um compasso de espera. Um blog é uma janela na vida de alguém, e eu se espreito também respeito. Se o que vejo da janela se identifica comigo lá estou várias vezes, mas não tenho de me tornar "seguidora" para lá estar. Outras vezes é porque olha a coisa dos seguidores não funciona ou por vergonha. Sim vergonha, a timidez desta que está deste lado fala mais alto, mesmo protegida por um ecran de computador.
Sigo blogs de culinária porque sou razoável na cozinha, não consigo fazer um bolo decente e até aprendo várias formas de cozinhar a mesma coisa. E diga-se de passagem, algumas pessoas nasceram com um gene para a cozinha que é obra.
Sigo blogs de decoração porque gosto do tema, mas não sou decoradora profissional.
Sigo blogs de economia doméstica porque sempre aprendo formas de poupar, de me poupar e de aligeirar o serviço de dona de casa. Sim, porque a vaidosa, armada em fashionista e que cusca o desfile da Victoria Secret e lê o quando as moças estavam gordas, que passa os olhinhos pelos vestidos dos Globos de Ouro e dos Óscares, que sabe que a princesa de Inglaterra está grávida e adora ver casamentos e vestidos de noiva, quando chega a casa, descalça o salto ou a sabrina, calça o chinelo, veste o avental e entra em modo empregada, nem que depois se ponha com ares de patroa a dizer que devia calçar luvas e que as unhas estão uma lástima de fracas e o verniz está lascado e ainda ontem pintei as ditas. Por essa razão sigo blogs que são capazes de viver de marcas, para alimentar a minha veia mulher, mesmo que nunca na vida nem mortinha da silva use aquilo que lá aparece. Mas às vezes até descubro uns produtinhos novos e bem bons.
Só há dois tipos de blogs que sigo e não abdico - daqueles com cujos donos criei uma relação de amizade e empatia e os de livros. Este últimos sigo pela minha paixão de ler, pelo meu amor pela leitura, pelas palavras. E sim, quem me  dera poder comprar e ler tudo o quando quero. Não me interessa se fazem passatempos quando o rei faz anos, falam sobre uma das minhas paixões - Livros. Quase nunca comento, mas vejo-os assiduamente.
Sigo blogs de gente com capacidade artistica que fazem agendas únicas, colares únicos, coisas do tipo, não porque vá comprar sempre, mas porque é bom ter várias opções quando temos de oferecer algo e não temos jeitinho nenhum para individualizar o presente, há sempre alguém talentoso e paciente que nos atura e faz isso por nós.
Sou bipolar, interesseira, desinteressante, manienta, chata, cusca? Sei lá, se calhar sou tudo isso e muito mais. Principalmente gosto de ler e também de estar informada, sim informada ou vocês nunca descobriram nada de interessante e/ou útil num blog?

4 comentários:

Joa disse...

Sim tenho aprendido muito através da partilha que se vai fazendo na blogsfera.***

Sentada na ponta da lua disse...

Bela reflexão sobre blogues, comentários e seguidores! Quanto ao tornar-me seguidora sou bastante criteriosa e não sigo muitos blogs, até porque sei que quantos mais seguir mais dispersa estarei e acabarei por não usufruir de nenhum como deve ser! Agora à custa da árvore de Natal da Blogosfera lá tive que tornar-me seguidora de mais alguns... mas confesso que foi só por causa do passatempo! E é esse o motivo pelo qual às vezes fujo dos passatempos: não tenho pachorra para os likes e para me tornar seguidora de coisas que no fundo pouco ou nada me dizem!
Beijinho e bom dia para ti!

Bonitinha disse...

Dei a minha opinião no blog que iniciou a questão, a verdade é que gosto de blog de "pessoas" reais, não importam que sejam pessimistas como eu (lol), mas que se perceba que quem está ali é pela partilha, mas principalmente por si mesmo. Sim, eu gosto de blogs no estilo divã, não fosse o meu assim heheh! Não to aí para aqueles "leves demais", que são só fotoblogs e umas duas frases. Isto não me diz nada.
E gosto dos teus, embora gostasse mais se fosse um só.
beijinhosss

Maria Lavrador disse...

Tb gosto mt dos meus blogs, apesar de dizerem q os blogs estão fora de moda eu gosto deles e ponto final! Tal como tu gosto de visitas e comentários, de navegar pelos blogs q gosto e de deixar comentários tb. Sei q existem blogs q eu visito e nunca me vistam nem deixam comentário e eu chamo-lhes "blogs só de ida" pois as minhas mensagens nunca tem retorno... Eu compreendo q o tempo n chega p tudo e eu bem gostava de ter mais tempo para navegar nos blogs amigos mas vou sp tentando dar uma visita e deixar um comentário de vez em quando :)

E já agora tenho um selinho para ti no meu blog de livros

http://pereirasbooks.blogspot.pt/

Um beijinho grande

 

Template by Suck my Lolly