quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

16 and Pregnant*

Ontem, calhei a parar neste programa o 16 and pregnant e vi sentei-me um pouco a ver.
Fiquei a pensar. Ok, as situações lá relatadas passam-se nos Estados Unidos e o país não é pequeno, mas gostei da forma como o programa estava feito.
Pensei no caso português: não faço ideia da quantidade de mães solteiras que existem, conheço uma que foi mãe aos 14 anos e nem sabia o que lhe estava a contecer. Foi a irmã mais velha que se apercebeu, contou a mãe e ambas a levaram ao médico. A mãe de duas é agora mãe de três, porque a mãe trata o filho como o seu nenuco, sim, que ela chama o filho carinhosamente de nenuco.
No país em que vivemos, em que todos os dias se relatam casos de pobreza, de miséria. Onde os cortes na educação, na saúde e na segurança social são o pão nosso de cada dia, ponho-me a pensar que estas situações se tornarão recorrentes.
Muitas das adolescentes vêm de lares onde só um dos pais está presente, mas ausente em dois ou mais trabalhos para fazer face ás despesas. Muitas não têm acesso a educação sexual nem nunca ouviram falar em planeamento familiar ou contraceptivos. E depois? Depois crianças têm crianças.
No tempo dos meus avós os mais velhos tomavam conta dos mais novos por necessidade. Hoje isso já não acontece? Não afirmo. Se no fim de semana achei piada ao meu filho mudar a fralda à irmã, por brincadeira de manos, não acho piada nenhuma a uma criança de 5 anos tomar conta de uma de 2 por necessidade.
Mas temos de cortar a todo o custo. Temos de poupar a todo o custo.
A que custo? Vamos para quando e onde? Com que consequências?
Tenho medo, não por mim, que aos 36 se já adquiri umas amolgadelas também já adquiri algum escudo, mas que futuro estamos a criar para os nossos filhos, quando o básico é cortado?

*Título original de um reality-show da MTV

2 comentários:

Bonitinha disse...

Vi este programa esta semana, mas não pensei nisto...pensei que são tão idiotas para as coisas sérias e para a diversão já não são? Hoje qualquer um que não viva em uma vila sem acesso a internet ou revistas ou sei lá mais que, tem como saber isto. Não é como no tempo dos avós que não se sabia o que acontecia quando a cobra entrava no buraco. E há dinheiro para telemóveis e ipods e depois não há para preservativos?! Não sei...vai ver sou um pouco dura. É que penso que criança que faz criança, já não é mais criança...
bjokas

Pobre(o)Tanas disse...

Eu gosto de ver o 16 and pregnant e depois sigo algumas mães no Teen Mom e a sua evolução (ou não) e realmente só 10% dessas mães podemos dizer que o são de verdade. As escolhas de algumas são péssimas e quando pensamos "Epah esta até está a encarrilhar" descamba tudo outra vez. Os miudos lá vão andando de charola de um lado para o outro entre pai e mãe, mãe e pai, avós, outros pelos serviços sociais que por vezes têm de intervir... Ou o tribunal... Por cá tb conheço "belos" exemplos de mães novinhas e "aéreas" ao ponto de o pediatra proibir a mãe de amamentar por causa das drogas consumidas... Com tudo isto só me dá vontade de aninhar ainda mais a minha filha e dizer "Deus os acuda!!!"

 

Template by Suck my Lolly