quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Possíveis ou necessárias compras

Nunca fui de renovar o guarda roupa só porque entrava uma nova estação e tenho coisas em casa com 20 anos que ainda uso. Juro que naquilo que gasto mais dinheiro é nos sapatos, até porque tenho um andar que dá cabo deles em três tempos, mesmo assim não gasto muito neles porque quando vou comprar digo sempre que acima de X ou Y não gasto e pronto.
O facto de ter sido criada com contenção de custos, de que primeiro estão as contar para pagar, depois a poupança para dias piores, para imprevistos e só depois se sobrasse algo e mesmo assim pensando duas/três vezes é que se gastava.
Claro que não me vou por com moralismos a dizer que nunca comprei nada no momento, ou que nunca gastei em nada supérfulo, claro que sim, mas como as coisas estão e com dois miudos penso muitas vezes antes de gastar especialmente se for algo para mim.
Este ano não devo comprar muitas coisas para eles, além de pedir sempre ao Pai Natal algo que lhes faça falta também a roupa dele serve e dela tenho a sorte de uma amiga me emprestar da filha. Claro que vou comprar algo para estrearem no Natal e nos anos, mas nada de mais nem por ai além.
Para mim bem que precisava, para além de farta do que tenho, muitas coisas ou não servem ou estão fora de moda, ou velhas, mas reciclo e reciclo a cada estação. Sempre gostei de peças clássica o que torna mais fácil reciclar e re-usar. Já tenho delineado o que preciso e o quanto irei gastar, nada de ir além no orçamento. Como nunca dei valor a ter de ser marca X, Y ou Z desde que me fique bem (e aqui é o mais importante neste corpinho XXL) e possa pagar estamos bem. A única coisa que ando atrás são uns botins mas os que vejos ou estão estupidamente caros ou estupidamente altos.
Mas o medo mantêm-se, para além de ordenado ser pequeno, o subsídio de Natal ser cortado, mais que nunca o princípio com que fui educada faz sentido. Contenção, atenção e nada de gastos supérfulos. Diversão sim mas para dar umas boas gargalhadas com os meus não é preciso gastar dinheiro.

0 comentários:

 

Template by Suck my Lolly