quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Quando temos tranquilidade até os pneus do carro estão cheios

Uma frase estranha dita por um senhor com o qual lido de tempos a tempos, um colaborador nosso.
Mas acaba por ter razão. A tranquilidade, a paz de espírito, ou o que lhe queiram chamar faz com que até os pneus do carro estejam bem, senão nada está bem, mesmo o que está não está.
Neste momento, nem sei se no rescaldo, ou se na acalmia antes da tempestade de uma fase interna complicada surpreendo-me a olhar para mim de forma diferente.
Se dantes chorava e me irritava quando me diziam ai que foste tirar o curso para quê?, estás a fazer o quê mesmo? pois......, ou pérolas do tipo o que eu me matei para que podesses estudar, is buscar-te à faculdade e levava-te ao trabalho sempre no limite da velocidade. Esqueces-te de quem te acordava de manhã para não te atrasares? Nunca te pedi um tostão para a gasolina.
E as comparações: devias ter tirado o curso da tua prima, ganhavas mais. Assim nunca tens dinheiro para nada.
Isso e: não comes é, andas com a mania das dietas? Come não te ponhas com manias que estás gorda que ainda apanhas uma fraqueza.
Vê lá o que comes. Depois não te queixes que estás gorda.
Fartei-me. De repente dei por mim a olhar para aquela pessoa que ouve e cala. Chora às escuras quando todos dormem e sorri para ninguém perceber. Aquela que engole e não saboreia. Aquela que queimou as pestanas e que pagou os estudos, que fez diretas e não sendo a melhor aluna, sempre deu o melhor de si, ams que nunca se permitiu festejar.
Olho para ela, sei que sou eu, mas não sou eu. Vejo-me de fora e só quero paz. Tranquilidade.
Oiço, mas não escuto.
De repente senti-me a um passo de capotar. De cair no abismo e fiquei com medo. Pensei que se caísse só saia de lá se a escada fosse para ficar bem no currículo de outro e tive medo.
Não quero isso para mim.
Para já, vou saborear os gelados. Vou arrumar a cabeça sem me preocupar com o número da cintura. Vou permitir-me ser vaidosa sem culpa.
Não sei se algum dia conseguirei gostar de mim. Se algum dia conseguirei sacudir e dizer que certas palavras doem, que certas atitudes magoam. Mas posso tentar almejar a tranquilidade, a tal da paz de espírito, para dar o passo atrás que será um passo à frente.

1 comentários:

Mamã Petra disse...

Como te compreendo, mas há uns anos, já alguns decidi ser eu, sem magoas nem vergonhas, hoje em dia sou muito mais feliz, estou gorda sim, estou grávida do 4º filho com 40 anos e não sou rica sim, tenho um montão de despesas sim, tenho 2 trabalhos e um hobbie para ganhar dinheiro sim, e as contas sou eu que pago, os miudos sou eu que tomo conta e como tal quem não gostar olhe para outro lado, hoje em dia tenho a familia que escolhi, sim que como essa não se escolhe fiz uma selecção, tenho amigos poucos, mas bons e podes acreditar que sou muito mais feliz.
Sê tu mesma, pois que eu pelo que vejo e leio, adorava ter-te aqui perto e acredito que sriamos boas amigas, daquelas de verdade e a sério.

Beijinhos grandes Nany.

 

Template by Suck my Lolly